Cidadania Portuguesa para filhos adotivos em 2021: como o adotado obtém a nacionalidade portuguesa

Tudo o que o filho adotivo de cidadão português precisa saber para obter a cidadania portuguesa.

Que os filhos de portugueses nascidos no Brasil têm direito à nacionalidade portuguesa, todos sabemos. Mas… para os filhos por adoção, há alguma diferença? 

Siga @danielaneves.adv.br no instagram para saber tudo sobre nacionalidade portuguesa.

Para uma assessoria jurídica completa em nacionalidade portuguesa, visite www.danielaneves.adv.br.

Ou clique aqui para falar via whatsapp.

A adoção está prevista no art. 36, n.º 7, da Constituição Portuguesa: ” a adopção é regulada e protegida nos termos da lei, a qual deve estabelecer formas céleres para a respectiva tramitação”.

A cidadania portuguesa através da adoção permite que o indivíduo, que tenha sido adotado por um cidadão português adquira a nacionalidade Portuguesa.

Logo, podemos afirmar que sim, os filhos adotivos de portugueses têm direito à nacionalidade portuguesa, e não há dúvidas sobre isso.

Por conta do que diz o art. 14 da Lei da Nacionalidade (cuja inconstitucionalidade é apontada na doutrina, e que poderá vir a ser em breve revogado), para fins de nacionalidade, a adoção deve ter ocorrido na menoridade do indivíduo adotado.

Conforme estabelece a legislação Portuguesa:

“Pela adoção plena o adotado adquire a situação de filho do adotante e integra-se com os seus descendentes na família deste, extinguindo-se as relações entre o adotado e os seus ascendentes e colaterais naturais (…)” (Art. 1986. °, nº1 do Código Civil Português).

De acordo com o art. 5.º da Lei da Nacionalidade: “o adotado plenamente por nacional português adquire a nacionalidade portuguesa”.

Logo, a Lei iguala a situação jurídica daquele que é adotado relativamente aos “filhos biológicos”, mas há uma distinção importante (e criticável…): os filhos adotivos têm acesso à nacionalidade portuguesa pela via da naturalização, diferentemente dos demais, aos quais caberá a atribuição.

Como o filho adotivo obtém a cidadania portuguesa

A princípio, o primeiro ato para iniciar o processo de aquisição de nacionalidade portuguesa por adoção (filhos adotivos) é o reconhecimento da sentença estrangeira, ou seja, a confirmação da sentença da adoção ocorrida no Brasil, perante as autoridades portuguesas.

Proferida a sentença de reconhecimento da sentença estrangeira (ou seja, no caso do Brasil, da sentença brasileira), o requerente já está apto para iniciar o processo de cidadania portuguesa.

Somente um advogado habilitado em Portugal poderá apresentar esta ação, sem a qual o filho adotado de cidadão português não poderá adquirir a cidadania portuguesa.

Dispomos de uma assessoria jurídica completa em Portugal para tratar de todos os casos de nacionalidade portuguesa: clique aqui para falar via whatsapp.

Siga @danielaneves.adv.br no instagram e saiba tudo sobre cidania portuguesa.

Visite nosso site: www.danielaneves.adv.br.

Temas tratados nesse artigo: cidadania portuguesa para filhos adotivos,  cidadania portuguesa para filhos adotados, nacionalidade portuguesa para filhos adotivos, nacionalidade portuguesa para filhos adotados, adoção em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *